1º Saída de Campo - 02 de abril de 2019

Na última terça-feira (2), a turma de Comunicação Comunitária do primeiro semestre de 2019 realizou a sua primeira visita à Fercal. O destino foi a Associação de Moradores da Fercal, no Engenho Velho. O encontro contou com a presença de lideranças locais e dinâmicas que buscavam capturar relatos sobre a história da região e a trajetória pessoal dos líderes.

2º Saída de Campo - 09 de abril de 2019

A Rua do Mato é uma das 14 comunidades que compõem a região administrativa XXXI, conhecida como Fercal. Nesse bairro, cerca de 500 famílias dividem vivências no meio de uma área de preservação ambiental. No dia 9 de abril, a turma de Comunicação Comunitária do primeiro semestre de 2019 embarcou na missão de ouvir e registrar as histórias dos residentes daquela região.

André e John na UnB

No dia 23 de abril, nós (estudante) recebemos na Universidade de Brasília (UnB), no período da aula de Comunicação Comunitária (ComCom), os moradores da Rua do Mato. Lembrando que há duas semanas atrás, nós fomos pela primeira vez à Rua do Mato e lá conhecemos o Seu Carlos, a Shirley, a Sarah, o André e o John. Nesta visita, eles contaram um pouco de suas vidas e sobre como é morar no local. Agora, foi a vez deles nos visitarem e fazerem os questionamentos de como é viver na UnB, já que a Universidade é praticamente a nossa segunda casa.

Seu Mário na UnB

É interessante o quanto essa disciplina abre nossos olhares para novos horizontes. Nós, estudantes da UnB, privilegiados, vivemos em uma bolha que acreditamos ser a melhor e que temos a cultura certa, os prédios certos, o comércio certo, às pessoas certas. Nós nem imaginamos que a pouco mais de 30 quilômetros daqui, existe uma comunidade, com quase 40 mil moradores, que consegue desenvolver a sua própria estrutura social, cultural e econômica. Um dos moradores desse lugar é o seu Mário, um importante personagem desse dia.