Programa da disciplina - 2019/1

Aulas: Terça-feira das 14h às 18h

Ementa

Conteúdo Programático e Metodologia

a) Teórico-analítico: Debate, auxiliado pelas leituras de textos sobre conceitos e definições associados à Comunicação Comunitária: conceituação de comunidade, cultura popular, participação e mobilização social; As técnicas de comunicação associadas ao desenvolvimento de atividades de Educação para e pela Comunicação, a relação existente e as formas de aperfeiçoado da Comunicação Social e os chamados Novos Movimentos Sociais; Comparação entre as ações dos veículos que fazem parte da chamada Comunicação de Massa com as práticas comunitárias, buscando possibilidade do que poderia ser um tipo ideal de Comunicação.

b) Prático-experimental: Exercícios que promovam métodos e técnicas de Comunicação comunitária em rádio, televisão e internet, associando a disciplina Comunicação Comunitária a projetos de extensão da Faculdade de Comunicação e outras unidades da UnB.

Avaliação

40% - Frequência e participação nas aulas e debates.

60% - Realização dos trabalhos e exercícios propostos.

Atividades

Exercícios no contexto da aula; Saídas de campo e oficinas; Produção de relatos para o portal de ComCom; Relatório sobre o processo de produção durante o semestre e planejamento para a continuidade das ações;  Realização de mostra dos produtos realizados durante o semestre.

Cronograma

Aula

Data

Atividade

Temas

Local

01

19/03

 Apresentação

 Apresentação da turma, do projeto, dos professores e colaboradores e da Fercal

 UnB

02

26/03

 Aula teórica

 Direito à Comunicação

 Conceitos de Comunidade

 UnB

03

02/04

 Saída de campo

 Engenho Velho

 Fercal

04

09/04

 Saída de campo

 Rua do Mato

 Fercal

05

16/04

 Aula teórica

 Alteridade e trabalho de campo

 UnB

06

23/04

 Produção

 Moradores da Rua do Mato na UnB

 UnB

07

30/04

 Saída de campo

 Definição de pautas com moradores da rua do Mato

 Fercal

08

07/05

 Aula teórica

 Comunicação Comunitária e as Tecnologias da Informação e da Comunicação

 UnB

09

14/05

 Produção

 A definir

 UnB

10

21/05

 Saída de campo

 A definir

 Fercal

11

28/05

 Aula teórica

 Educação para, pela e com a mídia

 UnB

12

04/06

 Saída de campo

 A definir

 Fercal

13

11/06

 Saída de campo

 A definir

 Fercal

14

18/06

 Aula teórica

 Crítica da mídia, accountability

 Diferenças entre a Comunicação alternativa e a Comunicação hegemônica

 UnB

15

25/06

 Produção

 Edição e compilação do material produzido

 Preparação para o evento

 UnB

16

02/07

 Evento final

 Mostra dos produtos realizados durante o semestre

 Fercal

Cronograma poderá ser alterado conforme a necessidade*

Leitura obrigatória:

Aula 02 – Direito à Comunicação

PERUZZO, Cicilia. Revisitando os Conceitos de Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006. 

Introdução Crítica ao Direito à Informação e à Comunicação na Perspectiva de “O Direito Achado na Rua”| José Geraldo de Sousa Junior, Helga Maria Martins de Paula e Talita Tatiana Dias Rampin. (P. 9 a 20) 

Aula 03 e 04 – Vivência

Whyte, William Foote. Estrutura e Mobilidade Social. In: Sociedade de esquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005 https://drive.google.com/open?id=0B8Db8bEVjfbXcm85dFNfRzhaZXM

INESC; Movimento Nossa Brasília. Uma Cidade em Crônicas: encarando números na Estrutural. 2018.

Aula 05 – Alteridade e trabalho de campo

MOLINA, Luísa. A pele das cidades. Brasília: edição da autora, 2017. 

Websérie Minha Planaltina – 1ª e 2ª temporadas 

Aulas 06 e 07 – Vivência

AVELINE, Igor; BODENS, Johannes; BRAGA, Ligier. A formação do “urbano” na Fercal a partir de agentes sociais: um estudo de caso em regiões esquecidas do Distrito Federal. s/d 

Aula 08 – Comunicação Comunitária e TICs

CALAZANS, Fabíola. Usos e apropriações sociais do telefone móvel. In: SOBRINHO, Asdrúbal et al. Comunicação e Cidadania: Conceitos e Processos. Brasília: Editora Francis, 2011. 

Pedrosa, L. Nas mãos dos jovens: [Dissertação de Mestrado em Comunicação]. Brasília: UnB, 2012. Introdução: p. 28-30 . Celular: suporte para mídias e meios de Comunicação: p. 52-66,

Matos, Pedro; Pedrosa, Leyberson. Projeto Projeto Dissonante - faça-rádio-web-você-mesmo: uma experiência de comunicação livre.  [Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação - Jornalismo].

Aulas 09 e 10 - Vivência

LIMA, Hellen K. B. Educação Ambiental em zona de sacrifício: uma análise sobre as escolas da Fercal - DF. Trabalho de Conclusão de Curso em Gestão Ambiental. Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2017. 

 Aula 11 – Educação para, pela e com a mídia

Bévort, E.; Belloni, Maria L. Mídia-Educação: conceitos, histórias e perspectivas. In: Revista Educação & Sociedade. Vol. 30, n. 109. p. 1081-1102. Campinas: Cedes, 2009. 

Pereira, Sara et al. Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2014. Páginas 1-11. 

Orlandini, Maiara G. Comunicação Comunitária a exercício da cidadania: produção do jornal Pisa Ligeiro. [Dissertação de Mestrado em Comunicação Social]. Curitiba: UFPR, 2016. Disponível em: 

Aulas 12 e 13 - Vivência

Aula 14 – Accountability, crítica da mídia e hegemonia da mídia

SILVA, Luiz M. O jornalismo como teoria democrática. In: CHRISTOFOLETTI, R. (org.). Vitrine e Vidraça: Crítica de Mídia e Qualidade no Jornalismo. Covilhã: LabCom Books, 2010. P. 7-20. 

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 2005. 2ª edição. P. 11-32.

Aula 15 – Produção

Cartilha Trilhas Sociais: Guia para Atividades de Comunicação Comunitária.