Diário de Ceilândia

Organização e estrutura

A Ceilândia é uma grande região administrativa, uma comunidade dividida em várias partes, com muitos moradores e vários problemas pertinentes. Por estar localizada na periferia, cresceu desordenadamente com vários problemas e sempre via-se a necessidade de dar importância às problemáticas dos moradores por meio dos próprios afetados. Muitos moradores são trabalhadores de outras regiões administrativas e precisam de transporte público diariamente, devido a alta demanda de pacientes no sistema público de saúde da Ceilândia há uma superlotação de hospitais, postos de saúde e unidades de pronto atendimento e por ser um lugar grande é difícil controlar todos os lugares e a falta de segurança vem crescendo constantemente na cidade. 

Dentre esses citados e vários outros problemas enfrentados pela população é de suma importância ter um canal de comunicação comunitária para a cidade, trazendo notícias locais e não apenas dando destaque aos problemas, mas levando informações para os leitores. O portal Diário de Ceilândia é bem acessível em todas as plataformas, feito sem parcerias e de forma independente pelo criador Douglas Protázio e dois amigos, todos estudantes de jornalismo.

 Ações e processos comunicacionais

 O jornal Diário de Ceilândia é um canal de comunicação que aborda todos os temas relacionados à Ceilândia. Os moradores mandam através do canal de whatsapp ou alguma rede social sugestões de pautas, denúncias, flagrantes, vídeos e/ou fotos de acontecimentos que eles presenciaram e podem ser uma notícia relevante para ser reportada. 

A linguagem é bem acessível, visto que o objetivo é informar a todos de uma forma simples e direta em diversas plataformas. As principais pautas são problemas e denúncias que precisam ser evidenciados e a busca de soluções por parte da autoridades competentes. Divulgação de projetos sociais, notícias socioeducativas, informações culturais também são apresentadas a população. 

Com a modernidade e a variedade de redes sociais, cada plataforma conta com uma forma diferente de notícia tendo em vista os interesses do leitor e facilitando o acesso à informação de qualquer forma. 

No cenário atual da pandemia, são divulgados os dados de infectados, mortos e postos de realização de exames. O jornal vem sendo seguido por mais de 53 mil pessoas no instagram e conta com centenas de visualizações nas outras plataformas usadas, sendo um ótimo aliado no processo de informação da população sobre diversos assuntos como economia, política, educação, saúde, cultura, segurança e lazer.

Fontes consultadas

Diário de Ceilândia, acessado em 05 de Outubro de 2020.

Instagram: @diariodeceilandia, disponivel em acessado em 05 de Outubro de 2020.

Entrevista com o criador do portal (@douglasprotazio) via instagram e whatsapp.

Canais

http://www.diariodeceilandia.com.br

https://www.youtube.com/c/blogdoprotaziobrcei

https://twitter.com/diarioceilandia

https://www.instagram.com/diariodeceilandia/