Erro

[OSYouTube] Alledia framework not found

A comunicação na Rota do Café

“Na época eu tinha uma câmera digital, eu sempre tirava fotos de eventos, começou assim como uma brincadeira promover a região, as festas, as brincadeiras, ações políticas, o Combatente surgiu então em meados de 2010, 2011”, explica Francisco.

O blog é visto por Chico como algo muito pessoal, suas vivências como político, por ter sido vereador e presidente da Câmara em Carangola-MG,  trazem ao combatente a veia política.

O apelido de Chico Fogueteiro vem da promoção de eventos na região,incluindo de pirotecnia, e sua paixão por trilhas, motos, off road, que renderam projetos ao Combatente.

“Uma das vias que eu mais potencializo  é promover e divulgar a região dentro do projeto de turismo a Rota do café e da Cachaça, Caminhos do Pico da Bandeira. A gente começa a se articular juntamente com agricultura familiar com turismo de base Comunitária nesta via para promover a região, com as associações comunitárias com as entidades para promover e divulgar a região aproveitando todo esse poder de comunicação que o blog tem hoje alcançando o Brasil inteiro. A gente usa esses canais e essas parcerias para fomentar a região”. 

A rota fruto de um trabalho coletivo e comunitário realizado em 1997,  é um projeto de economia criativa, turismo de base comunitária e solidária que promove as riquezas regionais, “um turismo de experiência e vivência”. Há alguns projetos de turismo de base comunitária em andamento.

 O blog é escrito por Francisco, mas de maneira colaborativa, “uma via de mão dupla”. O  público muitas vezes pauta as matérias, oferta fotos por meio de encontros nas localidades onde ele  apura as matérias, ou por meio da página no Facebook de mesmo nome do blog.

“A gente recebe muitas dicas”, serviços públicos que às vezes não acontecem, não arrumou a estrada. A comunidade diz precisamos disso, muita gente participa na questão das campanhas solidárias as pessoas têm nos procurado muito para fazer algumas campanhas voltadas para a questão de tratamento de saúde e tem tido um alcance. Então, as pessoas começam a procurar como forma de ajudar a fomentar a compartilhar essas informações e buscar apoios, e esse é o canal de comunicação e informação da região de tudo que acontece desde o nascimento até o falecimento”, relata o responsável. 

Uma proposta do blog em Carangola/MG, cidade onde reside o autor, é a de publicar  as notas de falecimento que antes eram divulgadas apenas por meio dos carros de som que passavam pela cidade. Neste  período de pandemia, optou-se não divulgar a fim de evitar aglomerações na região .

Também divulga notícias de canais de informação como o Portal Manhuaçu Portal Itaperuna e a  Rádio Natividade.

Chico tentou passar do modelo blog para site, mas devido ao pedido da população da região manteve o formato blog, considerado de mais fácil acesso por parte do público.

Hoje o É o Combatente encontra-se no Facebook,  e no BlogSpot

Fontes consultadas

Entrevista com Francisco de Abreu Cabral, mais conhecido como Chico Fogueteiro ou Xyko É o Combatente.